É engraçado...

Hoje continuei dando uma lida nos emails que chegaram de pessoas interessadas em colaborar com o Cinema com Rapadura. Abrimos uma seleção para reunir novas cabeças pensantes que pudessem trazer novidades na nossa produção e atualizar o que já está sendo feito. Considerando a diversidade de perfis, acabei percebendo coisas tão iguais...

Foi pedido um texto dissertativo para o possível-futuro-rapadura (PFR) falar de si e do que poderia contribuir para o site. A maioria dos textos foram artificiais, sempre prezando por gags que realmente não colam. Até os filmes preferidos são sempre aqueles considerados mais cults, como "Laranja Mecânica" e "Pulp Fiction", e diretores preferidos sempre citam Kubrick ou Coppola.

Comentei com o diretor do portal, Jurandir Filho, que muito mais me agradaria ver a sinceridade de alguém que diz que gosta de "O Diabo Veste Prada", por exemplo. As pessoas enxergam em alguns gêneros coisas que são preconceituadas em geral. Parece até uma obrigação citar filmes de naipe bom para que chame atenção. Não mesmo. Gosto cada um tem o seu e não vejo problema algum em citar, ao lado de filmes pops, aqueles pastelões. Até porque sempre tem um ou outro que, mesmo eu que sou da crítica, acabo gostando. Amo "Táxi", por exemplo, apesar de ser ruim como cinema. Eu morro de rir, tenho em casa e adoro.

Outro ponto é que muitos textos traziam os elogios para o portal, o que é sempre bom de ler, e afirmavam interesse imediato em escrever para a sessão de críticas. Acho que houve uma falha de comunicação, já que os PFRs serão remanejados para escrever no Rapadura Blog e na seção de Notícias do portal. Não há como abrir de imediato a parte de críticas para quem ainda não tem respaldo entre os Rapaduras. Não há confiança e conhecimento da capacidade ao assinar uma crítica.

Eu, como Editor Geral, sou rigorosíssimo em tudo, principalmente com as críticas. Jamais permitiria alguém escrever crítica que não seguisse o formato do site ou que fosse baseado em achismo. Provavelmente seria isso que aconteceria. A crítica de um PFR até poderia sair boa, mas é arriscado para o portal divulgar algo que nem os próprios membros aprenderam a confiar. Por isso que quando eu lia nos emails esse interesse nas críticas, eu já torcia o nariz.

Os colaboradores começarão como colaboradores. Depois, com a evolução do trabalho aliada à confiança, pode ou não passar para outros trabalhos mais específicos e confiáveis do CCR. O CCR não é uma brincadeira e não aceitamos brincantes. Damos um duro danado para que o portal fique impecável do jeito que é, então não podemos compactuar com prepotências.

Para aqueles que forem escolhidos, certamente aprenderão bastante não só cinema, mas também a trabalhar e pensar em grupo. O CCR é uma escola que possui degraus possíveis de subir com o tempo.

3 comentários:

  Flaveetcho

28 de abril de 2008 às 13:30

Ah! Eu gosto de "O Diabo Veste Prada". Aqueles outros lá eu nem conheço, digo logo.

=X

=]

Ah sim... Galeraa, forçar não dá, né?!

  Amenar Neto

28 de abril de 2008 às 21:10

É isso mesmo. Estão formando pseudo-cenéfilos, que estão pré-dispostos a gostar dos filmes "x", e odiar os filmes "y". Nada contra Laranja ou Pulp, adoro ambos. Pricipalmente o segundo. Mas eu nãO tenho vergonha de dizer que gosto de "Homem-Aranha", "Piratas do Caribe" ou "Sr. E Sra. Smith".

Antes, passava por constragimento por dizer que gostava de "Kill Bill". Agora que está virando moda, quase todos dizem que é uma obra de arte e blá, blá, blá. Mas eu aprendi a perceber, que essas pesoas que me criticavam, na verdade, são ignorantes, leigos, que não sabem o que falam. Paciência. Hoje eu digo: "Se não sabe, não fala!", e automaticamente, todos se reduzem a sua insignificância. Simples.

Gostei do post Diego! E, bem-vindos os novos colegas do portal.

  Carlos - HP

22 de julho de 2008 às 17:03

aff eu sou apenas um cidadão comum, num entendo nada dessas coisas.. uahushauhs
mas eu ADORO Sr. e Sra. Smth e kill Bill!!
os dois são mtoo bom. Só isso. rs