Oscar 2008 - Antes

A maior festa do cinema acontece mais tarde e deve trazer todo o glamour de sempre. Tendo a sorte de poder ser realizado após a greve dos roteiristas, a cerimônia não guarda muitas surpresas quanto aos vencedores. Aliás, o Oscar não guardou surpresas desde os indicados. O evento é tomado de previsibilidade, mas minha esperança de que alguns vencedores surpreendam ainda existe. Enfim, abaixo estão as categorias, os indicados, comentários, para quem eu daria o prêmio e a minha aposta de quem vence. Enjoy!

Melhor Filme

Conduta de Risco
Desejo e Reparação
Juno

Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro

Comentários: O comentário mais relevante nesta categoria foi a aparição de "Juno" na lista. Não que não seja bom, mas não é bom o suficiente para a indicação. Acho que o fervor do cinema independente e a história bonitinha não sustentam um bom filme. Ainda teria trocado "Juno" por "Sweeney Todd", apesar de também não vencer em Melhor Filme, mas pelo menos a produção é infinitamente melhor.

Eu premiaria: Desejo e Reparação
Aposta: Sangue Negro


Melhor Diretor
Jason Reitman - Juno

Joel e Ethan Coen - Onde os Fracos Não Têm Vez
Julian Schnabel - O Escafandro e a Borboleta

Paul Thomas Anderson - Sangue Negro
Tony Gilroy - Conduta de Risco

Comentários: O mesmo do tópico anterior se aplica a este. Jason Reitman não fez nada em "Juno" e é irritante essa indicação inútil. E só de pensar que essa vaga poderia ser do Joe Wright por "Desejo e Reparação" eu fico doente. Ele sim surpreendeu e construiu uma história espetacular.

Eu premiaria: Paul Thomas Anderson - Sangue Negro
Aposta: Joel e Ethan Coen - Onde os Fracos Não Têm Vez


Melhor Ator
Daniel Day-Lewis - Sangue Negro

George Clooney - Conduta de Risco
Viggo Mortensen - Senhores do Crime

Johnny Depp - Sweeney Todd

Tommy Lee Jones - No Vale das Sombras


Comentários
: Minha maior felicidade foi a Academia ter se lembrado do Tommy Lee Jones. Por mais que não chegue nem perto de levar a estatueta para casa, ele está fantástico em "No Vale das Sombras" que, aliás, foi inteiramente esquecido nessa edição do Oscar, visto que o filme é espetacular.

Eu premiaria: Johnny Depp - Sweeney Todd
Aposta: Daniel Day-Lewis - Sangue Negro


Melhor Atriz

Cate Blanchett - Elizabeth: A Era de Ouro

Julie Christie - Longe Dela

Marion Cotillard - Piaf – Um Hino ao Amor

Ellen Page - Juno

Laura Linney - A Família Savage

Comentários: O único receio nesta categoria é que Julie Christie acabe levando o que é por direito da Marion Cotillard. As duas travaram uma disputa única nas premiações que antecederam o Oscar e será o prêmio que eu mais vou tremer quando for anunciado.

Eu premiaria: Marion Cotillard
- Piaf - Um Hino ao Amor
Aposta: Marion Cotillard - Piaf - Um Hino ao Amor


Melhor Ator Coadjuvante
Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez

Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James

Tom Wilkinson - Conduta de Risco

Hal Holbrook - Na Natureza Selvagem
Philip Seymour Hoffman - Jogos do Poder

Comentários: Só vi dois dos filmes, então não tenho autoridade ainda para julgar as indicações. Mas é fato que Javier Bardem está fantástico em "Onde os Fracos Não Têm Vez", apesar de achar que ele não está em sua melhor performance. Fato é que ele já é um bom ator por natureza.

Eu premiaria:
Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez
Aposta: Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez


Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Ryan - Medo da Verdade

Cate Blanchett - Não Estou Lá

Tilda Swinton - Conduta de Risco

Ruby Dee - O Gângster

Saoirse Ronan - Desejo e Reparação

Comentários: Não assisti ainda a "O Gângster", mas não entendo a indicação da Ruby Dee. Pelo que falaram ela mal aparece no filme. E o pior: ainda pode ser agraciada pela Academia por causa da idade. Coisas assim eu não consigo engolir, ainda mais quando ameaçam Cate Blanchett.

Eu premiaria:
Cate Blanchett - Não Estou Lá
Aposta: Cate Blanchett - Não Estou Lá


Melhor Roteiro Original
Juno

Conduta de Risco
A Família Savage
Ratatouille
Lars and the Real Girl

Comentários: A palavra "original" tem um peso muito grande. Nenhuma das histórias são originais, mas tudo bem, a gente releva.

Eu premiaria: Conduta de Risco
Aposta: Juno


Melhor Roteiro Adaptado
Desejo e Reparação

Longe Dela
Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro

O Escafandro e a Borboleta

Comentários: Uma categoria bastante difícil de prever quem a Academia premiaria. Há muita chance de "O Escafandro e a Borboleta" levar, já que também virou um queridinho das premiações.

Eu premiaria: Desejo e Reparação
Aposta: Onde os Fracos Não Têm Vez


Melhor Fotografia
Sangue Negro
O Escafandro e a Borboleta
Desejo e Reparação
O Assassinato de Jesse James
Onde os Fracos Não Têm Vez

Comentários: Cinco fotografias belíssimas somente pelos respectivos trailer. As indicações foram justíssimas.

Eu premiaria: Sangue Negro
Aposta: O Escafandro e a Borboleta


Melhor Montagem
O Escafandro e a Borboleta

Na Natureza Selvagem
Onde os Fracos Não Têm Vez

O Ultimato Bourne
Sangue Negro

Comentários: Me surpreendi pela ausência de "Desejo e Reparação" na lista.

Eu premiaria:
Sangue Negro
Aposta
: Sangue Negro


Melhor Direção de Arte
A Bússola de Ouro

Desejo e Reparação
O Gângster

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Sangue Negro

Comentários: Mais uma disputa acirrada. Certamente eu dividiria o prêmio em cinco.

Eu premiaria: Sweeney Todd
- O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Aposta: Sangue Negro


Melhor Figurino
Across the Universe
Desejo e Reparação
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Elizabeth: A Era de Ouro
Piaf – Um Hino ao Amor

Comentários: Eu passei quatro dias pensando nessa categoria, que particularmente eu acho a mais difícil e com os indicados ousados. Não cheguei a conclusão alguma.

Eu premiaria: Desejo e Reparação
Aposta: Elizabeth: A Era do Ouro


Melhor Maquiagem
Norbit

Piaf – Um Hino ao Amor
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Comentários: Norbit what?

Eu premiaria: Piaf - Um Hino ao Amor
Aposta: Piaf - Um Hino ao Amor


Melhores Efeitos Visuais
Transformers

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

A Bússola de Ouro

Comentários: Senti falta de "Harry Potter e a Ordem da Fênix".

Eu premiaria: Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Aposta: Transformers


Melhor Trilha Sonora
Conduta de Risco
Ratatouille
Desejo e Reparação
O Caçador de Pipas
Os Indomáveis

Comentários: A disputa deve ficar entre "Desejo e Reparação" e "O Caçador de Pipas". Os dois merecem. Mas gente, não tem como "Desejo e Reparação" não levar. Acho que foi uma das trilhas sonoras mais fantásticas que eu já ouvi nos últimos anos...

Eu premiaria: Desejo e Reparação
Aposta: Desejo e Reparação


Melhor Canção Original
Falling Slowly - Once
Happy Working Song - Encantada
Raise It Up - O Som do Coração
So Close - Encantada
That’s How You Know - Encantada

Comentários: Só explicando a ausência de musicais como "Sweeney Todd" e "Hairspray". Eles não podem concorrer nesta categoria justamente porque as canções utilizadas não são originais, ou seja, não foram feitas para o filme. Elas precisam ser inéditas e, obviamente, as músicas utilizadas foram dos respectivos musicais da Broadway. Já em relação aos indicados, who cares?

Eu premiaria:
Raise It Up - O Som do Coração
Aposta
: That's How You Know - Encantada


Melhor Som
Transformers
Onde os Fracos Não Têm Vez
O Ultimato Bourne
Ratatouille

Os Indomáveis

Comentários: Filminhos testosterona.

Eu premiaria: Onde os Fracos Não Têm Vez
Aposta: O Ultimato Bourne


Melhor Edição de Efeitos Sonoros
Transformers

Onde os Fracos Não Têm Vez

O Ultimato Bourne
Ratatouille

Sangue Negro

Comentários: A diferença de Som para Edição Sonora é em relação ao processo de filmagem. É que nem Efeito Especial e Efeito Visual. O Especial é feito na hora da filmagem, com elementos em cena, enquanto o visual é feito na pós produção com computador. Melhor Som diz respeito a captação do som em cena, enquanto Edição Sonora é trabalho da pós produção.

Eu premiaria: Ratatouille
Aposta: Ratatouille


Melhor Filme Estrangeiro
12 (Rússia)
Beaufort (Israel)
The Counterfeiters (Áustria)
Katyn (Polônia)
Mongol (Cazaquistão)

Comentários: Ainda teria incluído o filme brasileiro, mesmo que ele não vencesse. Não assisti aos filmes, então...

Eu premiaria: -
Aposta: The Counterfeiters



Melhor Filme de Animação
Ratatouille
Persépolis
Tá Dando Onda

Comentários: Estou esperando "Persépolis" vencer de "Ratatouille", só para chocar mesmo.

Eu premiaria: Ratatouille
Aposta: Ratatouille


Melhor Documentário
No End in Sight
Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience

Sicko - $.O.$ Saúde

Taxi to the Dark Side
War/Dance

Comentários: Não vi nenhum ainda.

Eu premiaria: -
Aposta: Sicko - $.O.$ Saúde


Melhor Documentário em Curta-Metragem
Freeheld

La Corona ("The Crown")
Salim Baba

Sari''''''''s Mother


Melhor Curta-Metragem
At Night

Il Supplente ("The Substitute")

Le Mozart des Pickpockets ("The Mozart of Pickpockets")
Tanghi Argentini
The Tonto Woman


Melhor Curta de Animação
I Met the Walrus

Madame Tutli-Putli
My Love ("Moya Lyubov")
Peter & the Wolf

1 comentários:

  Anônimo

16 de fevereiro de 2009 às 20:36

Esse Diego Benevides foi a pior pessoa que já vi criticando filmes!!!

Para de comer rapadura e vai se informar melhor!!!

Vai ler o Estadão!!!

Att,

Adriana