Balanço do Cinema em 2007

Foram cerca de 318 filmes que chegaram aos cinemas brasileiros, dentre estréias limitadas, filmes de arte e filmes comerciais. Dos mais populares, que nunca faltam investidores e cópias que invadem as salas de projeção, até os nacionais ou os de baixo orçamento que só estréiam na região sul-sudeste. Como moro em Fortaleza, este voraz cinéfilo só conseguiu ver cerca de 95 filmes que estrearam no cinema em 2007, o que é um lamento se comparado com o que eu vi em 2006, bem mais de 130. De qualquer forma, é fato que meus estudos e trabalho como Redator e, posteriormente, Editor do Cinema com Rapadura me ocuparam muito tempo, tempo este que até então eu usava para estar mais no cinema.

Uma coisa que é fato é que 2007 foi um ano fraco em termos de qualidade. Por mais que os maiores blockbusters, franquias e etc tivessem data agendada para chegar este ano, foi notável o enfraquecimento da indústria antes e depois das férias. Nem as grandes premiações internacionais aumentaram os investimentos dos filmes no Brasil, deixando vários deles em circuitos limitados ou agendando as estréias para os primeiros meses de 2008. Órfão de um bom cinema, acredito que o que mais se destacou mesmo foi aquela categoria restrita do Cinema de Arte.

Várias das produções de baixo orçamento ou sem grandes pretensões acabaram tendo muito mais destaque em termos técnicos do que blockbusters. A diferença está no público. Um blockbuster sempre vai arrecadar mais e ser mais comentado do que um filme francês, por exemplo. Pelo menos, a deficiência registrada em 2007 poderá ser suprida em 2008. As promessas dos grandes filmes estão feitas e, mesmo com a greve dos roteiristas iniciadas em novembro, tanto a produção de filmes quanto a estréia deles devem ser bem melhores do que o ano que passou.


Foi difícil escolher os dez melhores filmes do ano, pelas poucas opções que poderiam estar na lista. Mesmo assim, não hesitei em eleger "Ao Lado da Pianista" o melhor deste ano. O roteiro simples e a condução cuidadosa de Denis Dercourt desbancaram qualquer filme hollywoodiano. No mesmo naipe também aparecem o francês "A Culpa é do Fidel" e o italiano gracioso "Vermelho Como o Céu", ambos retratando histórias lindas de crianças no mundo de adultos.

O mundo dos musicais ficou mais rico com "Piaf - Um Hino ao Amor" e as adaptações da Broadway de "Dreamgirls" e "Hairspray". Nunca escondi meu lado adorador de cinema com mais conteúdo, mas também não sou livre das histórias hollywoodianas ou nacionais. É tanto que o cinema brasileiro teve um ano sensacional. Não pelo "Tropa de Elite", que acabou gerando tanto debate que hoje é motivo de risada, mas por filmes delicados como "Não Por Acaso" ou pelo impagável "Saneamento Básico". Filmes como "Morte no Funeral" e "Ligeiramente Grávidos" surpreenderam pelo alto teor cômico, e Paul Haggis tirou o fôlego com "No Vale das Sombras", do mesmo jeito que Tony Gilroy fez em "Conduta de Risco".

Abaixo faço uma breve lista dos dez melhores do ano. E que 2008 venha com mais bons filmes!

1. Ao Lado da Pianista
2. Piaf - Um Hino ao Amor
3. A Culpa É do Fidel
4. Notas Sobre um Escândalo
5. Babel
6. Hairspray - Em Busca da Fama
7. Inferno
8. Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
9. Vermelho Como o Céu
10. Harry Potter e a Ordem da Fênix

Mais difícil do que montar a lista dos dez melhores, é escolher os piores do ano. A disputa é bem mais acirrada. Sem comentários relevantes, são as pérolas que eu não gostaria mais de ver nos próximos anos.

1. Xuxa em Sonho de Menina
2. Possuídos
3. Turistas
4. Deu a Louca em Hollywood
5. Putz! A Coisa Tá Feia
6. Minha Mãe Quer Que eu Case
7. Motoqueiros Selvagens
8. Resident Evil 3
9. A Estranha Perfeita
10. Premonições

2 comentários:

  Anônimo

5 de janeiro de 2008 às 12:53

Fui ver Piaf sem querer... e me surpreendi!
Muito bom! Altamente recomendado!

  Anônimo

13 de janeiro de 2008 às 12:32

Poxa cara, eu num vi muitos desses.
Mas realmente Bebel é muito bom... Completamente digno do Oscar. Pena.
Eu também gostei de Harry Potter, mas eu achei Piratas 3 e Homem-Aranha 3 muito melhores. Sem contar Ratatouille, Simpsons e O Ultimato Bourne.

Já na lista dos piores, graças a Deus que eu só vi Resident Evil 3, e ainda assim, já foi porcaria o bastante.