Globo de Ouro 2008 - ANTES

Cego em tiroteio. É assim que estou me sentindo ao escrever este post. Logo explico. Globo de Ouro vem aí com sua suavidade e maneirismos de homenagear o cinema e a tevê. Como a cerimônia foi cancelado devido a greve dos roteiristas, decidi registrar aqui algumas impressões sobre os indicados e possíveis vencedores, que serão anunciados em coletiva de imprensa amanhã.

A primeira observação que eu preciso que vocês entendam é que fica difícil adivinhar quem vai vencer em cada categoria, visto que a maioria dos filmes ainda nem estreou no Brasil. Por mais que seja mais fácil supor quem os jurados do G.O. possam escolher, não vou me atrever a adivinhar. Preferi comentar cada categoria e seus indicados e fazer uma aposta sem compromisso. Então se eu errar, não vão me julgar mal, héin? Espero que para o Oscar a maioria dos filmes já tenham chegado e eu possa fazer apostas mais seguras.

Vamos lá:

Melhor Filme - Drama
Desejo e Reparação
Conduta de Risco
Sangue Negro
The Great Debaters
Senhores do Crime
Onde os Fracos Não Têm Vez
O Gângster

Comentários: Um exagero. Sete indicados a uma categoria. Tudo bem que rola reconhecimento pela parte dos jurados, mas fica mais difícil ainda prever quem pode se destacar. O campeão em nomeações, "Desejo e Reparação", parece mesmo ter conquistado os jurados do G.O. Entretanto, prefiro arriscar que "Sangue Negro" e "Onde os Fracos Não Têm Vez" sejam os mais fortes. "O Gângster" não me atrai, apesar das críticas positivas, enquanto "Senhores do Crime" foi até uma surpresa ter conseguido ser indicado.

Aposta: Sangue Negro

Melhor Filme - Comédia ou Musical
Across the Universe
Jogos do Poder
Haispray
Juno
Sweeney Todd

Comentários: A primeira incompreensão é de "Jogos do Poder" nessa categoria. Até onde eu estava sabendo ele é muito mais drama do que comédia. Mas a inclusão desse filme nessa categoria pode ser uma possível alternativa de garantir uma estatueta, mesmo "fora" do gênero. "Juno" foi um que surpreendeu com o alcance que teve. Estreou em poucas salas e, depois das indicações, ganhou um público alarmante. Talvez seja o azarão da premiação, assim como "Pequena Miss Sunshine" foi ano passado. Senti falta mesmo de "Piaf - Um Hino ao Amor" nessa categoria, ao invés de "Across the Universe", que eu não vi, mas acho que não tem gabarito para ser indicado. "Hairspray" e "Sweeney Todd" são meus favoritos.

Aposta: Sweeney Todd

Melhor Diretor
Tim Burton - Sweeney Todd
Ethan e Joel Coen - Onde os Fracos Não Têm Vez
Ridley Scott - O Gângster
Joe Wright - Desejo e Reparação
Julian Schnabel - O Escafandro e a Borboleta

Comentários: Onde está Paul Thomas Anderson por "Sangue Negro"? A surpresa mesmo foi Julian Schanbel e a co-produção França/EUA de "O Escafandro e a Borboleta". Isso pode indicar uma leve tendência a uma vitória, já que o filme foi indicado também a Melhor Filme Estrangeiro. Acredito que Tim Burton teria todas as chances, mas não será dessa vez. Joe Wright pode ser recompensado por ter gerado sete indicações de "Desejo e Reparação", e isso não pode passar despercebido, já que seu trabalho foi fantástico. Os irmãos Coen têm um currículum recheado de produções bem comentadas, do mesmo jeito que Ridley Scott. Então será mais uma categoria suada e, quem vencer, poderá exibir a estatueta com muito mais honra do que o de costume.

Aposta: Joe Wright - Desejo e Reparação

Melhor Atriz - Drama
Cate Blanchett - Elizabeth: A Era de Ouro
Julie Christie - Longe Dela
Keira Knightley - Desejo e Reparação
Angelina Jolie - O Preço da Coragem
Jodie Foster - Valente

Comentários: Cinco atrizes cujos trabalhos foram bem comentados desde as primeiras exibições dos respectivos filmes. O azarão da categoria pode ser Julie Christie, que tem as chances de roubar as atenções de Cate Blanchett ou Keira Knightley. Blanchett já fez história com o longa anterior onde interpretou Elizabeth, e Knightley foi indicada sem sucesso por "Orgulho e Preconceito". Ou os jurados consolidam o talento inquestionável de Blanchett ou reconhecem as boas participações dramáticas que Knightley tem feito. Jolie e Foster devem apenas enfeitar a premiação.

Aposta: Cate Blanchett - Elizabeth: A Era de Ouro

Melhor Atriz - Comédia ou Musical
Amy Adams - Encantada
Nikki Blonsky - Hairspray
Helena Bonham Carter - Sweeney Todd
Ellen Page - Juno
Marion Cotillard - Piaf Um Hino ao Amor

Comentários: Indiscutivelmente Marion Cotillard. Se não for reconhecido o talento dela, pode-se considerar que o Globo de Ouro está começando a se corromper tanto quanto o Oscar. Nikki Blonsky e Amy Adams fazem bonito na telona, mas ainda têm muito a aprender. Helena Bonham Carter ou Ellen Page podem azarar Cotillard, mas continuo irredutível.

Aposta: Marion Cotillard - Piaf Um Hino ao Amor

Melhor Ator - Drama
George Clooney - Conduta de Risco
Daniel Day-Lewis - Sangue Negro
James McAvoy - Desejo e Reparação
Viggo Mortensen - Senhores do Crime
Denzel Washington - O Gângster

Comentários: Categoria improvável. Cinco atuações bem conceituadas. Apesar de admirador de George Clooney e de ter achado fantástica a atuação em "Conduta de Risco", creio que ele seja o que menos tem chances da lista. Daniel Day-Lewis e Viggo Mortensen já foram condecorados por sindicatos por ambas as atuações, e devem se tornar preferência dos jurados. O azarão pode ser Denzel Washington e sua carreira de sucesso.

Aposta: Daniel Day-Lewis - Sangue Negro

Melhor Ator - Comédia ou Musical
Johnny Depp - Sweeney Todd
Ryan Goslin - Lars and the Real Girl
Phillip Seymour Hoffman - The Savages
Tom Hanks - Jogos do Poder
John C. Reilly - Walk Hard

Comentários: Ryan Goslin não se expõe em qualquer papel que lhe é oferecido e tem acertado nos últimos anos. Caso vença, é por reconhecimento. John C. Reilly e Tom Hanks, por mais que tenham recebido críticas positivas, não devem tomar o que será de Johnny Depp ou Phillip Seymour Hoffman. Depp tem a vantagem de estar em um musical bem conceituado, enquanto Hoffman encara uma comédia. Talvez pela versatilidade e por ter passado por Tim Burton, seja mais fácil a escolha.

Aposta: Johnny Depp - Sweeney Todd

Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett - I'm Not There
Julia Roberts - Jogos do Poder
Saoirse Ronan - Desejo e Reparação
Amy Ryan - Medo da Verdade
Tilda Swinton - Conduta de Risco

Comentários: Torço por uma dobradinha de Cate Blanchett, apesar de ter ciência que Julia Roberts pode comandar a categoria. Como "I'm Not There" não conseguiu se sobressair neste Globo de Ouro, creio que essa indicação (e consequente vitória) pode ser a que vai exaltar o longa. Amy Ryan foi uma vencedora ao conseguir a indicação após estrelar "Medo da Verdade", que surpreendeu a todos pela qualidade, principalmente do tato de Ben Affleck na direção. Tilda Swinton é uma atriz excelente e, não fosse a pouca participação em "Conduta de Risco", poderia ser a favorita. Saoirse Ronan e sua performance incrível em "Desejo e Reparação" pode ser a "azarã".

Aposta: Cate Blanchett - I'm Not There

Melhor Ator Coadjuvante
Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford
Javier Barden - Onde os Fracos Não Têm Vez
Phillip Seymour Hoffman - Jogos do Poder
John Travolta - Hairspray
Tom Wilkinson - Conduta de Risco

Comentários: Esta categoria está mais light do que as outras. Queria muito que John Travolta fosse premiado pela excelente participação em "Hairspray", mas acho que não será dessa vez. Tom Wilkinson e Phillip S. Hoffman são grandes nomes, mas a disputa deve ficar entre Casey Affleck, que conseguiu crescer do dia pra noite na indústria cinematográfica, e Javier Barden, um monstro do cinema.

Aposta: Javier Barden - Onde os Fracos Não Têm Vez

Melhor Roteiro
Desejo e Reparação
Jogos do Poder
O Escafandro e a Borboleta
Juno
Onde os Fracos Não Têm Vez

Comentários: São cinco candidatos que, como dito anteriormente, podem não vencer na categoria de Melhor Filme e se destacar apenas em roteiro. Sendo quem são, os irmãos Coen levam vantagem, mas devem engolir a sapiência de "Juno" ou do badalado "Desejo e Reparação".

Aposta: Juno

Melhor Filme em Língua Estrangeira
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (Romênia)
O Escafandro e a Borboleta (França/Eua)
O Caçador de Pipas (EUA)
Lust, Caution (Taiwan)
Persepolis (França)

Comentários: Foram os cinco filmes mais comentados de todos os festivais de 2007. "Persepolis" foi um arrastão de crítica, sendo cotado até para estar entre a categoria de Melhor Filme no Globo de Ouro ou no Oscar, bem como tem sido feito com "Ratatoiulle", outra animação. "O Caçador de Pipas" parece não ter agradado muito e, por incrível que pareça, é o que menos tem chances. A disputa deve ficar entre "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" e "Lust, Caution". "O Escafandro e a Borboleta" pode levar como consolação, por ter sido indicado em várias outras categorias e não levado.

Aposta: 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Melhor Animação
Bee Movie
Ratatouille
Os Simpsons

Comentários: Indiscutível. Não por eu ter amado, mas pelos concorrentes serem fracos. Me fez falta "Tá Dando Onda" e "Shrek Terceiro".

Aposta: Rataouille

Melhor Canção
That's How You Know - Encantada
Grace is Gone - Grace is Gone
Guaranteed - Na Natureza Selvagem
Despedida - O Amor nos Tempos do Cólera
Walk Hard - Walk Hard

Comentários: É uma categoria que eu não gosto de comentar. Sou muito fácil para músicas e todas têm sua qualidade. Talvez pela dedicação feita em "O Amor nos Tempos do Cólera", dispute atenção com a canção de "Na Natureza Selvagem", que também estão concorrendo a Trilha Sonora. O azarão pode ser "Encantada", apesar de eu achar sonolenta.

Aposta: Despedida - O Amor nos Tempos do Cólera

Melhor Trilha Sonora
Desejo e Reparação
Senhores do Crime
Grace is Gone
Na Natureza Selvagem
O Caçador de Pipas

Comentários: O primeiro comentário é que só se destacaram dramas nas trilhas sonoras. E dramas difícieis de supor e comentar. Creio que Alberto Iglesias deve ter feito um trabalho fervoroso para "O Caçador de Pipas", devido a exigente sensibilidade de Marc Foster na condução da trama (vide "Em Busca da Terra do Nunca"). Particularmente, se "Desejo e Reparação" não sair vitorioso, me recuso a aceitar. Duvido que alguma outra trilha seja tão maravilhosa quanto esta.

Aposta: Desejo e Reparação

Amanhã conferimos o resultado e eu volto comentando.

1 comentários:

  Anônimo

13 de janeiro de 2008 às 15:12

Ai, eu fiquei na dúvida em vários também. Mas vamos esperar o resultado né? Acho que tu acertou algumas!!