Rapadura do Ano 2008 - ANTES

A segunda edição do Rapadura do Ano feita pelo CCR mais uma vez me deixou inquieto. Vamos entender como acontece a escolha dos candidatos. O CCR tem XX números de componentes, cada um com gostos diferentes, mas que acabam se afinando em um ou outro filme. Parece até um BBB (adoro!), aqueles que conseguem se unir para escolher os candidatos determinam os que disputarão a vitória. Quem está em desvantagem é obrigado a se juntar com outras pessoas para tentar ter direito de voz. Assim também é nas grandes premiações do Cinema, a diferença é que o número de jurados é bem maior e, assim, é mais difícil ocorrer "coincidência" nos votos.

Dando uma conferida geral nos candidatos, a primeira coisa que eu percebi foi que tem muita testosterona nessa disputa. "O Ultimato Bourne", "300", "Zodíaco"... Já já vão abolir a categoria de Melhor Atriz por ser contra as leis masculinas confessar o talento de uma mulher em um filme. Depois dizem que não são machistas. Quanta virilidade! E não duvido nada que boa parte do público goste dos indicados e desmereça produções que não têm tanto burburinho por causa dos blockbusters. Para mim, se há desmerecimento seja dos votantes ou do público, a premiação acaba entrando em um péssimo conceito. Filme de arte então, nunca poderá estar em Melhor Filme, por exemplo.

A premiação do CCR elege dois vencedores: um entre o público e outro entre os Redatores do site. De qualquer forma, vou comentar por cima o que eu achei dos indicados. As categorias de variedade para mim tanto faz quem ganhe.. mas as últimas (melhor filme, ator, diretor..) me preocupam bastante. Não vou dizer em quem eu vou votar para eleger o vencedor entre os Rapaduras para não comprometer alguma coisa, mas pretendo deixar claro o que eu penso.

1. Por que Deus não me quer?
Xuxa
Renato Aragão
Sylvester Stallone
Peter O'toole
Jon Voight

Comentários: O prêmio deveria ser dividido para os cinco. Help!

2. Pior Vilão
Sr. Turner (Paranóia)
Zodíaco (Zodíaco)
Jigsaw (Jogos Mortais 4)
Dolores Umbridge (Harry Potter 5)
John Ryder (A Morte Pede Carona)

Comentários: Jigsaw já morreu e Zodíaco praticamente é inexistente. Michelle Pfeiffer interpretou duas vilãs excelentes em "Stardust" e "Hairspray". Além disso, cadê a repudiável e arrogante Sra. Coulter de "A Bússola de Ouro"? Essa dói.

3. Melhor Cochilo
Possuídos
O Vidente
A Estranha Perfeita
Os Donos da Noite
Minha Mãe Quer Que eu Case

Comentários:
O prêmio deveria ser dividido para os cinco. [2]

4. Dentre os Piores, Sois o Pior
Norbit
Possuídos
Turistas
Deu a Louca em Hollwyood
Xuxa em Sonho de Menina

Comentários:
O prêmio deveria ser dividido para os cinco. [3]

5. Pra que isso? (Continuação Inútil)
Luzes do Além
A Hora do Rush 3
A Volta do Todo Poderoso
Resident Evil 3
Hannibal - A Origem do Mal

Comentários: É aquela categoria que poderia ter mais de cinco indicados. Esqueceram de "Quarteto Fantástico 2" e "13 Homens e um Novo Segredo"!

6. Apanhou Feio
Rocky Balboa (Rocky Balboa)
John McClane (Duro de Matar 4)
Harry Osborn (Homem Aranha 3)
Capitão Fábio (Tropa de Elite)
Grendell (A Lenda de Beowulf)

Comentários: Olhaí quanta testosterona! As coisas estão começando... Cadê os ursos de "A Bússola de Ouro"? Ragnar perde a mandíbula, brother.

7. Pior Tradução de Título
Ela é a Poderosa (Georgia Rule)
Minha Mãe Quer Que eu Case (Because I Said So)
Possuídos (Bug)
Deu a Louca em Hollywood (Epic Movie)
Putz! A Coisa Tá Feia (The Ugly Duckling and Me)

Comentários:
É aquela categoria que poderia ter mais de cinco indicados. [2] Já deu para perceber que ninguém gostou de "Possuídos"?

8. Filme que você sabe que é ruim mesmo sem ter visto
O Magnata
Bratz - O Filme
Operação Limpeza
Alex Rider Contra o Tempo
Xuxa em Sonho de Menina

Comentários: Engraçado... quando eu fui indicar os cinco, eu coloquei exatamente esses, nessa MESMA ordem. Será que todos pensaram como eu? Ou foi só uma categoria onde meus indicados realmente participaram para, nas mais pesadas como Melhor Filme, os meus indicados irem por água abaixo? Who knows?

9. Inutilidade do Ano
Toda a polêmica em cima de "Turistas".
Lindsay Lohan sendo internada 800 vezes no AA.
Paris Hilton é presa.
Britney Spears raspa cabelo, cheira, fuma, bebe, se interna e etc.
Gsto obsceno de Courtney Love faz Paris Hilton chorar.

Comentários: Eita escolha difícil... rs

10. Melhor Cena de Efeitos Especiais
Lêonidas correndo e matando guerreiros persas, sem cortes (300)
Batalha de Dumbledore vs. Voldemort (Harry Potter 5)
Jack Sparrow contra Davy Jones no mastro do navio (Piratas do Caribe 3)
Perseguição do jato ao caminhão (Duro de Matar 4.0)
Decepticons vs. Autobots na cidade (Transformers)

Comentários: Ca-ham. Não estou defendendo "A Bússola de Ouro", mas onde diabos está a luta fantástica entre os dois ursos? ¬¬ Essa eu dou um doce para quem acertar quem vai ser escolhido. Fãs de Harry Potter, preparem-se para chorar. Meninos geralmente gostam de carros né? Qualquer coisinha já ficam babados. ohmilord.

11. Entregou foi tudo (trailer que entrega o filme)
Encantada
A Volta do Todo Poderoso
Quarteto Fantástico 2
Os Simpsons - O Filme
Shrek Terceiro

Comentários: Não concordo com Shrek. O resto, pode jogar no lixo.

12. Melhor Filme Estrangeiro
Saneamento Básico - O Filme
Tropa de Elite
Não Por Acaso
O Cheiro do Ralo
Cidade dos Homens

Comentários: O céu de Suely ficou nublado, pobre coitada. "Cidade dos Homens"? Hum... Wow! Surpresa foi conseguir eleger meus favoritos: "Saneamento Básico" e "Não Por Acaso".. mas algo me passa pela cabeça que vão pedir pra sair! Alguém ainda aguenta "Tropa de Elite"? pff..

13. Propaganda Enganosa (filme vendido errado)
1408
Número 23
Ela é a Poderosa
A Loja Mágica de Brinquedos
Ligeiramente Grávidos

Comentários: De onde "Ligeiramente Grávidos" foi vendido errado? Sempre foi um casal que engravida acidentalmente e passa a conviver com a idéia de serem pais. Senti falta do nosso odiado "Possuídos". Pelo nome, você pensa em algo sobre possessão, mas não. É um bando de idiota achando que tá contaminado por insetos.. ¬¬ Eita Hollywood ...

14. Melhor Seriado para ser adaptado ao cinema
Dexter
Grey's Anatomy
Heroes
Família Soprano
Ugly Betty

Comentários: Desde o ano passado eu voto em "Supernatural" e nunca ganha espaço. Ano passado "Heroes" ganhou, não concordo com uma reeleição.

15. Pois num é que é bom (filme que você não esperava nada e é bom)
Paranóia
Morte no Funeral
Ligeiramente Grávidos
Ela é a Poderosa
Um Verão Para Toda a Vida

Comentários: E é porque "Ligeiramente Grávidos" foi vendido errado... Não entendi a aparição de "Um Verão Para Toda a Vida".. nem chegou em Fortaleza.. Os Rapaduras estão aderindo à pirataria e baixando filmes? :O

16. Melhor Animação
Rataouille
Bee Movie
Shrek Terceiro
Tá Dando Onda
Os Simpsons - O Filme

Comentários: Sou da metade que teria colocado "A Lenda de Beowulf" no lugar de "Os Simpsons" ou "Bee Movie".

A PARTIR DAQUI AS COISAS COMEÇAM A ME REVOLTAR:

Melhor Canção
You Can't Stop The Beat (Hairspray)
And I am Telling You (Dreamgirls)
It's All Over (Dreamgirls)
Gonna Fly Now (Rocky Balboa)
Pop! Goes My Heart (Letra e Música)

Comentários: Se a maioria tem votado em coisas-testosterona, será que "Gonna Fly Now" tem chance de ganhar? E wow. Logo a pior música de "Letra e Música"? Preferia "Way Back Into Love". E putz, só uma indicação para "Hairspray"? Merecia no mínimo 3. Pelo menos eu concordo com as de "Dreamgirls".

Melhor Trilha Sonora
300
Hairspray
Harry Potter 5
Piaf - Um Hino ao Amor
Dreamgirls

Comentários: FINALMENTE PIAF!! E claro, tinha quer "300"... ¬¬

Melhor Diretor
Paul Greengrass (O Ultimato Bourne)
Tony Gilroy (Conduta de Risco)
Zack Snyder (300)
Richard Eyre (Notas Sobre um Escândalo)
Clint Eastwood (Cartas de Iwo Jima)

Comentários: Eu fico pensando o quanto deve ter sido difícil incluir o Richard Eyre em um filme particularmente feminista. Fico tão agradecido por esse pseudo reconhecimento de alguns Rapaduras. Agora Olivier Dahan por "Piaf" e Iñarritu por "Babel" são ignorados.. hum... e pedem pra eu aceitar! ¬¬ Never.

Melhor Atriz
Marion Cotillard (Piaf)
Claire Danes (Stardust)
Kate Winslet (Pecados Íntimos)
Jennifer Hudson (Dreamgirls)
Cate Blanchett (Notas Sobre um Escândalo)

Comentários: Pelo amor de Deus, o que a Claire Danes tá fazendo ali? ¬¬ Adoro Claire.. mas não!

Melhor Ator
George Clooney (Conduta de Risco)
Wagner Moura (Tropa de Elite)
John Travolta (Hairspray)
Johnny Depp (Piratas do Caribe 3)
Gerard Butler (300)

Comentários: Não entendo a necessidade de "300" estar nas categorias principais... whatever. Quando eu for votar nessa categoria, ou eu perco meu voto escolhendo um acolá, ou perco meu voto escolhendo outro drama acolá. Na realidade eu perco meu voto porque eu já suponho o resultado. This is Testosterona!!!!

Melhor Filme
300
Conduta de Risco
O Ultimato Bourne
Tropa de Elite
Zodíaco

Comentários: Achei a categoria mais engraçada. Só tem um que eu votaria, e para mim nem tá entre os 10 melhores de 2007. Nada de "Piaf" ou "Hairspray"... Nada de filme de arte.. Só filme com grito, explosão, mocinhos e vilões estereotipados... Filmes até que são bons sim, mas que não representam bem os melhores do ano. Cinco indicados que acabam mostrando um perfil do Cinema com Rapadura que ele não é por completo, que generaliza um gosto especial que nem todos têm. Mas é isso aí. Creio que a maioria dos votantes irão penar para decidir entre os cinco filmes que taaaanto amam. E mais um voto que eu perco! \o/

2 comentários:

  Caravana da Paz

17 de janeiro de 2008 às 14:56

Ei minino!
Não te fiz ontem no msn pq a internet em casa está cortada. Aqui no escritório não entro no orkut, qcoo. Provavelmente não poderei te fazer tb. Mas fica a vontade não é mesmo?

Espero que vc leia isso aqui frequentemente.


;)

  Caravana da Paz

18 de janeiro de 2008 às 14:17

Não vou sumir não.
Estarei e volta em breve. Estou a vender meu corpo pra pagar minhas contas, espero que vc não se importe já que meu corpo é meio seu tb!

Abs!